Quem Somos

 
FUNDADA EM 1999 E INICIANDO ACTIVIDADE EM 2001

A TECPARQUES - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia é a associação sem fins lucrativos, que representa os parques tecnológicos de Portugal.

É membro da IASP - Internatinal Association of Science Parks desde 1 de outubro de 2004.


O que é um Parque de Ciência e Tecnologia?

De acordo com a definição da IASP, em 2002, um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) é uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da comunidade , através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas.
Para alcançar estes objetivos, um PCT:
  • Estimula e gere o fluxo de conhecimentos e de tecnologias entre Universidades, Instituições de I&D, empresas e mercados;
  • Facilita a criação e o crescimento de empresas baseadas na inovação através da incubação e de processos de spin-off;
  • Fornece outros serviços de valor acrescentado, bem como espaços e serviços de apoio de elevada qualidade.

O que define um Parque de Ciência e Tecnologia?

A TECPARQUES define os PCT como empreendimentos promotores da inovação e do desenvolvimento, que incluam, nomeadamente, os seguintes elementos:
  • Ser um espaço inteligente desenhado para servir de interface entre os sistemas empresarial, científico e educativo;
  • Ter uma ligação formal com uma ou mais Universidades e/ou instituições de investigação e desenvolvimento;
  • Ser concebido de forma a encorajar a formação e crescimento de empresas baseadas em conhecimento avançado, incluindo serviços de valor acrescentado;
  • Ter uma gestão ativamente empenhada na inovação, incentivando a transferência de tecnologia, o reforço da competência das organizações nele instaladas e a criação de redes e conexões estratégicas.

Vantagens dos PCT:

Competitividade Económica
Exportação
Internacionalização (Espanha, Brasil, PALOPS)
Criação de emprego qualificado

História da Tecparques

Os PCT são um novo fenómeno em Portugal. Surgidos nos anos 50, do séc. XX, nos Estados Unidos e crescendo acentuadamente na Europa, a partir dos anos 80.

A experiência portuguesa não sendo muito longa, os seus resultados entretanto alcançados, são muito promissores, ainda que dispares consoante a realidade de cada território. Assentes sempre numa forte participação de Autarquias, Universidades/Politécnicos e Estado.

Os PCT tiveram a sua primeira experiência na zona da Grande Lisboa com a criação da LISPOLIS em 1991, associando a entidades como INETI, AIP, Câmara Municipal de Lisboa, CEDINTEC, FCT,IAPMEI, Instituto Superior Técnico.

Ao longo da sua existência, a TECPARQUES participou e organizou várias atividades de promoção do empreendedorismo e da Inovação Tecnológica , nomeadamente envolvendo parceiros internacionais , discutindo as diversas temáticas fundamentais à persecução dos seus objetivos.

Nessa ótica levou a cabo, desde 2002, a realização de Encontros Ibéricos de Parques de Ciência e Tecnologia com parceiros como a "APTE - Asociación de Parques Científicos y Tecnológicos de Espanha".

Com o Brasil foram encetados laços de cooperação, tendo sido, realizado em 2007, pela TECPARQUES, o I Encontro Luso-Brasileiro de Parques de Ciência e Tecnologia.

Tem também marcado presença, em representação de Portugal, nas Conferências Mundiais da IASP – International Association of Science Parks , consideras a mais importante ação anual de integração de Parques de Ciência e Tecnologia.

Conheça o percurso da Tecparques ao longo de 20 anos.