140x140

Apresentação

Atualizado a 18/09/2015

A TECPARQUES - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia é a associação sem fins lucrativos, que representa os parques tecnológicos de Portugal. Foi fundada em 1999 e iniciou atividade em 2001.

É membro da IASP - Internatinal Association of Science Parks desde 1 de outubro de 2004. 

O que é um Parque de Ciência e Tecnologia?

De acordo com a definição da IASP, em 2002, um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) é uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da comunidade, através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas.

Para alcançar estes objetivos, um PCT:

  • Estimula e gere o fluxo de conhecimentos e de tecnologias entre Universidades, Instituições de I&D, empresas e mercados;
  • Facilita a criação e o crescimento de empresas baseadas na inovação através da incubação e de processos de spin-off;
  • E fornece outros serviços de valor acrescentado, bem como espaços e serviços de apoio de elevada qualidade

A TECPARQUES define os PCT como empreendimentos promotores da inovação e do desenvolvimento, que incluam, nomeadamente, os seguintes elementos:

  • Ser um espaço inteligente desenhado para servir de interface entre os sistemas empresarial, científico e educativo;
  • Ter uma ligação formal com uma ou mais Universidades e/ou instituições de investigação e desenvolvimento;
  • Ser concebido de forma a encorajar a formação e crescimento de empresas baseadas em conhecimento avançado, incluindo serviços de valor acrescentado;
  • Ter uma gestão ativamente empenhada na inovação, incentivando a transferência de tecnologia, o reforço da competência das organizações nele instaladas e a criação de redes e conexões estratégicas.

Vantagens dos PCT:

  • Competitividade Económica;
  • Contribuem para o desenvolvimento Socioeconómico local e regional;
  • Exportação;
  • Geram emprego qualificado;
  • Fomentam a colaboração entre as Universidades e as Empresas;
  • Internacionalização – Espanha, Brasil, PALOPS;
  • Favorecem a criação de empresas Inovadoras. São reconhecidos mundialmente como ambientes dinamizadores de atividade inovadora.

História da TECPARQUES:

Os PCT são um novo fenómeno em Portugal. Surgidos nos anos 50, do séc. XX, nos Estados Unidos e crescendo acentuadamente na Europa, a partir dos anos 80.

A experiência portuguesa não sendo muito longa, os seus resultados entretanto alcançados, são muito promissores, ainda que dispares consoante a realidade de cada território. Assentes sempre numa forte participação de Autarquias, Universidades/Politécnicos e Estado.

Os PCT tiveram a sua primeira experiência na zona da Grande Lisboa com a criação da LISPOLIS em 1991, associando a entidades como INETI, AIP, Câmara Municipal de Lisboa, CEDINTEC, FCT,IAPMEI, Instituto Superior Técnico.

Ao longo da sua existência, a TECPARQUES participou e organizou várias atividades de promoção do empreendedorismo e da Inovação Tecnológica, nomeadamente envolvendo parceiros internacionais, discutindo as diversas temáticas fundamentais à persecução dos seus objetivos.

Nessa ótica levou a cabo, desde 2002, a realização de Encontros Ibéricos de Parques de Ciência e Tecnologia com parceiros como a "APTE - Asociación de Parques Científicos y Tecnológicos de Espanha".

Com o Brasil foram encetados laços de cooperação, tendo sido, realizado em 2007, pela TECPARQUES, o I Encontro Luso-Brasileiro de Parques de Ciência e Tecnologia.

Tem também marcado presença, em representação de Portugal, nas Conferências Mundiais da IASP – International Association of Science Parks, consideras a mais importante ação anual de integração de Parques de Ciência e Tecnologia.

>Estatutos

 

TecParques
Edifício InovPoint
Rua José Dias Simão
2200-062 Abrantes
Portugal

Telefone: [+351] 241 330 330
Fax: [+351] 241 330 339
Email: tecparques@tecparques.pt
TecParques © 2017.
Todos os direitos reservados